Carregando

Equipamento é ferramenta.

Portanto a criatividade é sua!

 

Equipamento é ferramenta. Portanto é apenas uma parte do processo. Não deixe essa ferramenta – ou a ausência dela – mobilizar seu processo, e muito menos inibir sua criatividade.

Diariamente me perguntam sobre equipamentos mínimos necessários para ser um bom fotógrafo, ou para entrar no mercado fotográfico de maneira adequada. Sinceramente, o melhor equipamento é aquele que você pode pagar. O resto é investimento, e deve ser feito na medida em que sua fotografia evolui. Obviamente, se existem equipamentos melhores, devemos sim buscar aperfeiçoar a qualidade de nossas imagens, porém esse não deve ser seu objetivo principal. Não é o melhor equipamento que faz o melhor profissional. O equipamento deve ser consequência de sua evolução fotográfica. A primeira coisa que você precisa aprender para ser um bom fotógrafo é conhecer a luz! Dominando a luz, você saberá usar adequadamente qualquer equipamento, e claro, se esse for o melhor que existir no mercado, ótimo, você está preparado para enfrentar as feras. Antecipando comentários negativos a essa postagem, afirmo convicto:

Equipamento nunca foi meu objetivo, a busca do entendimento da luz sim.

Os equipamentos adquiridos ao longo desses quase 15 anos, foram consequências naturais em busca da melhor imagem. A medida que estudava a luz, e continuava trabalhando com os equipamentos que poderia pagar, desenvolvi minha percepção da luz, e consequentemente fotografia. Logo chegou um ponto em que o estudo da luz, a busca da nitidez, do contraste e da qualidade óptica que alguns equipamentos oferecem se fez necessária. A consequência natural dessa evolução, é  que hoje – passados quase 15 anos – tenho todos os equipamentos que julgo necessários para minha fotografia, sejam lentes fixas luminosas, lentes L e câmeras adequadas as minhas necessidades. Entenda, não estou aqui pregando que você deve abstrair a busca por melhores equipamentos, muito pelo contrário. Você deve sim, ter em suas metas a busca por melhores equipamentos, porém  – em meu entendimento – a primeira meta deve ser o entendimento da luz. Seguindo essa ordem, você estará preparado para usar adequadamente todas as maravilhas tecnológicas que os fabricantes nos oferecem diariamente. Vale  destacar também que, algumas pessoas conseguem entrar no mercado fotográfico bem amparadas tecnologicamente, ou seja, podem pular a etapa dos equipamentos semi-profissionais.  

Se esse for seu caso, parabéns!

  Saiba aproveitar esses recursos desenvolvendo sua percepção da luz.

Gostaria de ler comentários sobre o tema aqui no blog.

Dessa forma, vamos criar uma movimentação Tytoneana. Iremos sortear uma OPP1 – Mentoria de Tyto Neves entre as pessoas que comentarem aqui.

REPOST 10.05.14 – Sorteio realizado! Sorteada: Juliana Julia Oliveira.

Apenas uma pessoa será sorteada. O sorteio será no sábado, dia 10 de Maio. A OPP1 é uma Mentoria via Skype de 1 hora comigo, onde você poderá tirar dúvidas, apresentar portfolio, bater papo, solicitar orientações, etc. Ou seja, 1 hora agendada comigo para falar sobre o que quiser. Repetindo, o sorteio será apenas entre as pessoas que comentarem essa postagem aqui no blog. Portanto comente, compartilhe! Sucesso para todos nós, sempre!

Tyto Neves

Sorteio Realizado: Juliana Julia Oliveira levou a mentoria de 1 hora via skype. Obrigado Juliana, por comentar e acreditar. Agora é agendar a mentoria.